Levantamentos Topográficos usando GNSS Geodésico

Entenda o funcionamento dos Sistemas de Navegação por Satélite, onde será apresentado diferentes modelos e fabricantes destes equipamentos, métodos de posicionamento e processamento dos dados.
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Curso On-line

Vertical

Agrimensura

Autor

Eliakim Martins Araújo

Carga Horária

4 horas

Materiais

Videoaula e E-books

Certificado

Sim

Sobre a trilha

A trilha de Agrimensura oferece uma abordagem especializada para profissionais envolvidos em projetos de exploração, destacando a importância da integração de práticas sustentáveis. Explore métodos avançados de controle de projetos, considerando a eficiência operacional, a gestão de recursos naturais e o compromisso com a responsabilidade ambiental.

Objetivos desse conteúdo 

O curso “Levantamentos Topográficos usando GNSS Geodésico” visa introduzir os participantes às técnicas de utilização do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) para levantamentos topográficos de alta precisão, uma das técnicas mais usadas para este fim. Além do funcionamento dos Sistemas de Navegação por Satélite, será apresentado diferentes modelos e fabricantes destes equipamentos, métodos de posicionamento e processamento dos dados.

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 6
ODS 9
ODS 11
ODS 14
ODS 6

Água potável e saneamento

Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
ODS 11

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.
ODS 9

Indústria, Inovação e Infraestrutura

Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades.
ODS 14

Vida na Água

Até 2030, efetivamente regular a coleta, e acabar com a sobrepesca, ilegal, não reportada e não regulamentada e as práticas de pesca destrutivas, e implementar planos de gestão com base científica, para restaurar populações de peixes no menor tempo possível, pelo menos a níveis que possam produzir rendimento máximo sustentável, como determinado por suas características biológicas

Eliakim Martins Araújo

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Ceará e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola, Topografia, Agrimensura, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Manejo de Bacias Hidrográficas, Agrometeorologia e Informática. Entusiasta do uso das mais diversas Geotecnologias e Sensores nas Engenharias, tendo se dedicado com mais ênfase na difusão e utilização de trabalhos com Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs).