Trilha de Desenvolvimento EM GESTÃO PÚBLICA

Desafios e perspectivas da gestão de pessoas na Administração Pública, a partir de abordagem teórica e prática a respeito do tema.
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Híbrido

Trilha

Gestão Pública

Autores

Palestrantes Convidados

Carga Horária

36 horas

Materiais

Videoaula

Certificado

Sim

Sobre a trilha

 O Crea-SP, por meio do programa Capacita, oferece a Trilha de Desenvolvimento em Gestão Pública para desenvolver novas lideranças no setor público. O programa tem formato híbrido – presencial e no YouTube @TVCreaSP - e é composto por 12 módulos, com especialistas renomados em gestão pública, abordando diferentes temas a cada encontro. 

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Marcela Arruda

Graduada pela Universidade Braz Cubas, especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Gestão e Políticas Públicas na FGV-SP. Acumula ainda especializações em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista e em Direito Constitucional pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Coordena a área de contencioso administrativo, liderando uma equipe com ampla atuação perante Tribunais de Contas, Ministério Público Federal e Estadual e também representações em processos administrativos sancionatórios. Atualmente, integra a Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-SP, o conselho deliberativo da ONG Transparência Brasil e os conselhos fiscais da Associação Paulista Viva e da Associação Santo Agostinho, além de fazer parte do Comitê de Administração e Ética do Centro de Estudos da Sociedade de Advogados.

José Renato Nalini

Ex-Secretário de Estado da Educação e Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atual Presidente e Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira de Educação. É Reitor da UniRegistral. Professor Universitário. Autor de dezenas de Livros: “Ética da Magistratura”, “A Rebelião da Toga”, “Ética Ambiental”, entre outros títulos. Conferencista.

Gabriela Spanghero Lotta

Professora e pesquisadora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e professora visitante de Oxford (Blavatnik School of Government) em 2021. Doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em administração pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB). Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e pesquisadora afiliada no Brazil.Lab de Princeton. É bolsista produtividade 2 do CNPQ. Foi coordenadora da Área Temática Estado e políticas públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e diretora da pesquisa da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEP/CP). Atua principalmente nas áreas de políticas públicas, burocracia, implementação e gestão governamental. Em 2021 foi nomeada como uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.

José Maurício Conti

Possui Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1989), Graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre-docência pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado III da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Financeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Financeiro, Federalismo Fiscal, Orçamentos Públicos, Fiscalização financeira a orçamentária, Tribunais de Contas, Dívida Pública e Responsabilidade Fiscal. Fundador dos Grupos de Pesquisa: 1. Orçamentos Públicos: planejamento, gestão e fiscalização e 2. Federalismo Fiscal na Faculdade de Direito da USP.

Dimas Eduardo Ramalho

Dimas Eduardo Ramalho é Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, instituição da qual foi presidente em 2016, vice-presidente em 2015, e Corregedor em 2014. Previamente, construiu carreira política que soma três mandatos de deputado federal pelo PPS (2003-2012) e três mandatos de deputado estadual pelo PMDB e pelo PSDB (1992-2002), sendo Araraquara o seu domicílio eleitoral. Acumulou também experiências de gestão no Poder Executivo do Estado e do município de São Paulo.

Vinicius Marchese

Nascido em Mogi-Guaçu (SP), o engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli é especialista em Inovação e Gestão de Negócios, atuando como gestor de empresas e empreendedor. Tendo sido cofundador do Crea Jovem, aos 23 anos, diretor administrativo por dois mandatos e conselheiro do Crea-SP, entre 2009 e 2014, foi eleito em 2016 como presidente mais jovem do regional, aos 32 anos, e reeleito em 2021. Com formação política pelo RenovaBR, concluída em 2022, é suplente de deputado federal pelo estado de São Paulo.
Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté – Unitau, Vinicius Marchese é especialista em Redes e Sistema pela Universidade Presbiteriana Machenzie, em Gestão de Negócios pela Dublin Business School, da Irlanda, além de pós-graduado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Unesp/Univesp. Atualmente, é mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Uninove."

Wilson Levy

Advogado. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de pós-doutoramento em Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia e Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Urbanístico e Direito Ambiental. Professor convidado na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Goiás, na Escola Paulista da Magistratura e na Escola Paulista de Direito (EPD), nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e na Damásio Educacional. Membro do Núcleo de Estudos de Direito Urbanístico da Escola Paulista da Magistratura. Membro efetivo da Comissão de Direito Notarial e de Registros Públicos, a partir de 2020, da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo (OABSP), de 2016 a 2021, e da Comissão de Direito Administrativo, a partir de 2022.

Juliana Bonacorsi

Doutora (2014) e Mestre (2010) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School e bolsista da Lilian Goldman Perpetual Scholarship. Bacharel em Direito pela PUC-SP (2006). Foi visiting scholar na Washington College of Law - American University. Professora da FGV Direito SP no FGV LAW, na área de regulação e metodologia de pesquisa, na Graduação e no Mestrado Profissional. Coordenadora do Grupo Público da FGV Direito SP e colaboradora da Escola de Formação Pública, da qual foi aluna (2004). Pesquisadora do Grupo de Estudos das Relações entre Estado e Empresa Privada (GRP) da FGV Direito SP. Professora da Faculdade de Direito da USJT, lecionando Direito Administrativo. Desenvolve pesquisas na área de Direito Administrativo, Regulação e Direito & Burocracia.

Dr. Gianpaolo Poggio Smanio

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Professor Titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico (PPGDPE). Professor colaborador na Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP). Foi Direitor da Faculdade de Direito (2020-2024) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito Político e Econômico (2013-2020) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo (2016-2018 e 2018-2020). Tem experiência nas áreas de Cidadania e Políticas Públicas e de Direito Penal, com ênfase nos seguintes temas: Direito Penal Econômico, Responsabilidade Penal, Juizado Especial Criminal e Interesses Difusos.

Ana Rita de Figueiredo Nery

Doutora em Direito do Estado (USP). Pós-doutoranda em Ciência Política (USP). Pós-Graduada em Direito da Administração Pública (UFF). Professora de Direito Administrativo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Escola Paulista de Magistratura (EPM). Juíza Formadora pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Juiza de Direito do TJSP.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 1
ODS 3
ODS 4
ODS 5
ODS 6
ODS 10
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 15
ODS 16
ODS 17
ODS 1

Erradicação da pobreza

Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais

ODS 3

Saúde e Bem-Estar

Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos

ODS 16

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Fortalecer as instituições nacionais relevantes, inclusive por meio da cooperação internacional, para a construção de capacidades em todos os níveis, em particular nos países em desenvolvimento, para a prevenção da violência e o combate ao terrorismo e ao crime

ODS 11

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Até 2030, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis
ODS 4

Educação de qualidade

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes

ODS 10

Redução das desigualdades

Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
ODS 5

Igualdade de gênero

Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais

ODS 6

Água potável e saneamento

Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.
ODS 12

Consumo e produção responsáveis

Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento
ODS 13

Ação contra a mudança global do clima

Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
ODS 15

Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade
ODS 17

Parcerias e meios de implementação

Fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive por meio do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional para arrecadação de impostos e outras receitas