Workshop: Práticas e Estratégias para Promover a Inclusão

Compreensão e prática sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente profissional e a implementação de políticas públicas de acessibilidade.
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Híbrido

Trilha

Gestão e Liderança

Autores

Professores Convidados

Carga Horária

2,5 horas

Materiais

Videoaula

Certificado

Sim

Como acessar esse conteúdo

 O Crea-SP, por meio do programa Capacita, oferece uma série de encontros ao vivo para debater temas relevantes aos profissionais. Os encontros tem formato híbrido – presencial e no YouTube @TVCreaSP, com inscrições através da plataforma Sympla até a data de realização do evento. Após essa data, os conteúdos ficarão disponíveis nesta plataforma. 

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 4
ODS 8
ODS 9
ODS 10
ODS 4

Educação de qualidade

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
ODS 8

Trabalho decente e crescimento econômico

Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra
ODS 10

Indústria, inovação e infraestrutura

Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades.
ODS 10

Redução das desigualdades

Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra

Sarah Fernn

Empreendedora social neurodivergente e fundadora da Stardust Zone, startup focada em promover a educação e empregabilidade de adultos neurodivergentes nas áreas de STEAM.
Em formação em Engenharia de Software e com background em Administração Pública e Privada, possui 9 anos de experiência empreendedora, entre eles 6 anos dedicados à defesa da agenda de neurodiversidade, inclusive representando o Brasil no evento Dia Mundial de Conscientização sobre autismo da ONU em 2024 e atuando como advisor em acessibilidade neurodivergente para a Billion Strong, um movimento internacional para pessoas com deficiência.

Leonardo Spinola

Analista de Acessibilidade no Google, trabalha com acessibilidade há 4 anos, especialmente com produtos digitais. É ativista da causa PCD, adora escrever, jogar RPG de mesa e resolver problemas com criatividade.

Thierry Cintra Marcondes

Especialista em inovação, impacto e acessibilidade, com habilidades comprovadas em futurismo, tendências e desenvolvimento de produtos, serviços, processos e tecnologias. Professor convidado na Fundação Dom Cabral, ministrando cursos para executivos, especialmente conselheiros e sobre ESG, puxando a temática de acessibilidade e inovação. Atua como Conselheiro em empresas, startups e ONGs, além de ter participado de comitês temáticos. Engenheiro Mecânico formado pela Unicamp, empreendedor e fundador das startups Evolucar e Ávitus, com vasta experiência em criação, desenvolvimento e lançamento de produtos no mercado. Seu propósito é promover autonomia e segurança por meio da acessibilidade e responsabilidade socioambiental, ajudando empresas a enxergarem a acessibilidade como uma estratégia de negócio. Acredita que os surdos têm o potencial de revolucionar o mundo e impulsionar novas tecnologias. Experiência na liderança de programas de Acessibilidade e Inovação na Accenture e foi Líder de Transformação Digital e Indústria 4.0 na L'Oréal. Tem experiência em palestras, mesas redondas representando empresas e também atua como influenciador.

Danielle Falcão

Idealizadora e CEO da Redesign for All, um hub de inovação de produtos e serviços através do Design Inclusivo. Tendo marcas como o Deficiência Tech e a Redesign Academy. Seu principal propósito é desenvolver produtos e serviços que impactem positivamente o mundo, construindo uma sociedade mais acessível para todas as pessoas. As marcas que acreditam são Meta, Google, Grupo Dasa, Banco Mercantil, Mercado Livre, Hotmart entre outras.

Yves Carbinatti

Nascido e criado em Rio Claro, engenheiro de produção e pós-graduado em Gestão Pública; Vereador por um mandato (2017 - 2020); Secretário de Esportes - janeiro de 2021 até hoje;
Faixa preta de jiu-jitsu - 3º grau; Campeão mundial ADCC; Bicampeão brasileiro Arnold Sports; Titulos nacionais, estaduais e internacionais no jiu-jitsu; Um dos primeiros faixas preta cadeirante do mundo;Um dos embaixadores de jiu-jitsu para pessoas com deficiência do mundo; Árbitro Internacional de MMA; Primeiro árbitro cadeirante do mundo; Piloto de kart (campeão da categoria em 2012); Piloto da Stock Car Júnior, piloto da categoria Marcas e Pilotos; Palestrante motivacional com mais de 500 palestras em cidades de diversos estados do Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina. 

Vanessa Ziotti

Mulher Autista, mãe de trigêmeos autistas, Advogada, Especialista em Direito Educacional pela PUC/SP , Direitos de Pessoas com Deficiência pela PUC/RJ, pós-graduanda em TEA e TDAH pela PUC/Campinas.
Mestranda em Direito pela Faculdade Iberoamericana, criadora de conteúdo digital @vanessaziotti

Silvano Furtado da Costa e Silva

Vice-presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, Conselheiro Jurídico da Frente Parlamentar pela Neurodiversidade, Diretor Executivo da ConsulTEA. Jurista formado pela USP com dupla titulação pela Universidade de Lyon. Antigo presidente do Coletivo Autista da USP, responsável por várias políticas de inclusão na Universidade.

Francis Monzo

Assistente social, formada pela UFRJ, e mestre em Estudos da Tradução, pela UnB. Atua na área de acessibilidade do Senado Federal desde 2012. Atualmente, é chefe do Serviço de Ações de Acessibilidade daquele órgão.