Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais no Estado de São Paulo

Capacitar os profissionais para que possuam conhecimento da legislação aplicável à Regularização ambiental dos imóveis rurais, conhecimento sobre a sua responsabilidade ao assessorar o proprietário/possuidor rural e domínio do uso da plataforma SICAR-SP para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural e Módulo de Regularização Ambiental.
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Híbrido

Trilha

Engenharia Ambiental

Autores

Maria Regina | Everton Aparecido | Denis Storani | Luís Gustavo | Eduardo Silva

Carga Horária

8 horas

Materiais

Videoaula

Certificado

Sim

Como acessar esse conteúdo

 O Crea-SP, por meio do programa Capacita, oferece uma série de encontros ao vivo para debater temas relevantes aos profissionais. Os encontros tem formato híbrido – presencial e no YouTube @TVCreaSP, com inscrições através da plataforma Sympla até a data de realização do evento. Após essa data, os conteúdos ficarão disponíveis nesta plataforma. 

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 8
ODS 9
ODS 12
ODS 8

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

8.2 Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra.
ODS 9

Indústria, inovação e infraestrutura

9.1 Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.
ODS 12

Consumo e Produção Responsáveis

12.a Apoiar países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades científicas e tecnológicas para mudar para padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

Maria Regina Vieira da Rocha

Engenheira Agrônoma, Mestre em Produção Vegetal, MBA em Gestão em Agronegócio. Funcionária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento desde 2012, atuando junto ao Departamento de Sustentabilidade Agroambiental desde 2020. Com experiência em preenchimento e análise do Cadastro Ambiental Rural na plataforma SIGAM e atualmente SICAR-SP.

Denis Storani

Engenheiro Agrônomo | Mestre em Agricultura e Ambiente | Especialista em Regularização de Imóveis Rurais. Profissional com sólida formação acadêmica e vasta experiência na área de regularização de imóveis rurais, onde atua há 18 anos. Engenheiro Agrônomo com mestrado em Agricultura e Ambiente, especialização em Direito Ambiental e MBA em Gestão Ambiental. Credenciado pelo INCRA para realizar georreferenciamento de imóveis rurais. Atualmente está como Inspetor Especial do CREA, contribuindo para a fiscalização e o desenvolvimento do setor.

Luís Gustavo de Souza Ferreira

Engenheiro Agrônomo, formado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia “Manoel Carlos Gonçalves” Espírito Santo do Pinhal/SP, Ano 1990. Coordenador de Ação Regional – GSAA. Responsável Técnico pela implantação do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental no Estado de São Paulo.

Everton Aparecido da Silva Ferreira

Geógrafo, com Especialização em Gestão Ambiental. Atua na área de regularização ambiental de imóveis rurais desde 2010, com experiência em análise de propostas, monitoramento da execução de projetos e gestão do SiCAR-SP. Trabalhou como Especialista Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo de 2010 a 2019. Desde então compõe a equipe do Departamento de Sustentabilidade Agroambiental (DSA / CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, onde atualmente é diretor do Centro de Biodiversidade e Manejo Ecológico.

Eduardo Silva Telles Bicudo do Valle

Geógrafo (FFLCH-USP), Especialista Ambiental desde 2012, atua nas áreas de geoprocessamento e biodiversidade e na agenda do Cadastro Ambiental Rural desde 2015. Possui experiência em gestão de áreas protegidas costeiro-marinhas, educação ambiental, mapeamento de recursos minerais, monitoramento de qualidade de águas subterrâneas e análise de solos e sedimentos.