Dia Mundial da Água | Gestão Eficiente e Sustentável dos Recursos Hídricos

Discutir como engenheiros de diferentes áreas podem contribuir para uma gestão eficiente da água, seja no planejamento, uso ou tratamento e explorar soluções sustentáveis e tecnologias que ajudam a preservar e otimizar o uso da água, o evento conta com palestrantes renomados e especialistas no assunto.
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Híbrido

Vertical

Ambiental

Autores

Professores Convidados

Carga Horária

2 horas

Materiais

Videoaula

Certificado

Sim

Como acessar esse conteúdo

 O Crea-SP, por meio do programa Capacita, oferece uma série de encontros ao vivo para debater temas relevantes aos profissionais. Os encontros tem formato híbrido – presencial e no YouTube @TVCreaSP, com inscrições através da plataforma Sympla até a data de realização do evento. Após essa data, os conteúdos ficarão disponíveis nesta plataforma. 

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 4
ODS 6
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 14
ODS 4

Educação de Qualidade

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
ODS 12

Consumo e produção responsáveis

Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento.
ODS 11

Cidades e comunidades sustentáveis

Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.
ODS 13

Ação contra a mudança global do clima

Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
ODS 6

Água potável e saneamento

Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.
ODS 14

Vida na água

Até 2025, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.

Nelson de Campos Lima

Nelson de Campos Lima é graduado em Engenharia da Computação com MBA em Gestão Executiva. Possui 26 anos de experiência em sistemas de água, esgoto e recursos hídricos, liderando times de engenharia, manutenção e obras na SABESP e no DAEE. Ocupa atualmente a posição de Diretor na Agência de Águas do Estado de São Paulo - SP Águas.

Dante Ragazzi Pauli

Dante Ragazzi Pauli é Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie, 1984 com especialização em Engenharia em Saúde Pública, USP, 1998. Mestre em Saneamento Ambiental, Universidade Mackenzie, 1998. Possui larga experiência em saneamento básico, tendo atuado por 38 anos na Sabesp. Atualmente é consultor independente na área de saneamento e sistemas prediais. Professor da Universidade Mackenzie desde 1985.

Everton de Oliveira

Everton de Oliveira é formado em Geologia pela USP e Ph.D. em Hidrogeologia por Waterloo, Canadá. É sócio-fundador da HIDROPLAN (1991), é o Professor Água do Instituto Água Sustentável, diretor-fundador do Groundwater Project. Foi Professor na USP, UNESP e Universidade de Waterloo e presidente da ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), onde hoje é o Secretário Executivo. Trabalha com comunicação científica e educação sobre temas ligados à agua e ao meio ambiente.