Legislação e Exercício Profissional do Engenheiro Agrícola

Oferece uma visão detalhada sobre as normativas e regulamentações que regem a atuação dos engenheiros agrícolas no Brasil.
Formato

Curso On-line

Vertical

Institucional

Autor

Juliana Fracarolli | Gisele H. Vasquez

Carga Horária

2 horas

Materiais

Videoaula e E-books

Certificado

Sim

Sobre os cursos

O curso "Legislação e Exercício Profissional do Engenheiro Agrícola" explora as leis e regulamentações que orientam o exercício dessa profissão no Brasil. Os participantes terão acesso a conteúdos relacionados aos direitos e deveres do engenheiro agrícola, com foco em normas que envolvem práticas agrícolas, desenvolvimento rural e gestão de recursos naturais.

Objetivos desse conteúdo 

O objetivo deste curso é capacitar engenheiros agrícolas a compreenderem e aplicarem a legislação que regulamenta sua atuação profissional. Os alunos serão preparados para interpretar e seguir as normativas vigentes, promovendo o desenvolvimento de suas atividades de forma responsável, ética e em conformidade com as exigências legais e ambientais do setor.

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 2
ODS 4
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 14
ODS 15
ODS 2

Fome zero e agricultura sustentável

Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo
ODS 11

Cidades e comunidades sustentáveis

Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países
ODS 4

Educação de qualidade

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

ODS 13

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
ODS 12

Consumo e produção responsáveis

Até 2030, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

ODS 15

Vida terrestre

Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente
ODS 14

Vida na água

Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos

Conheça seu professor

Juliana Fracarolli

Sou engenheira agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, com mestrado e doutorado em máquinas agrícolas pela UNICAMP. Sou professora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp desde 2014, onde atuo na educação e formação de alunos de graduação e pós-graduação.

A prioridade do meu trabalho é a formação humana, ética e profissional dos alunos para a solução de problemas que atendem ao mercado, às instituições de ensino, aos institutos de pesquisa e à sociedade em geral. Atualmente sou membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP, Representante das Instituições de Ensino Superior no Conselho Regional de Engenharia do Estado de São Paulo (CREA-SP) e membro do ‘the International Association of Universities cluster on Higher Education and Research for Sustainable Development’ vinculado à UNESCO.

Conheça seu professor

Gisele Herbst Vasquez

Engenheira Agrônoma formada pela USP-ESALQ, com Mestrado e Doutorado em Agronomia. Produtora rural, atuou como gerente agrícola e em cooperativa agropecuária. Desde 1998, é professora titular e pesquisadora na Universidade Brasil (UB). Foi conselheira titular do CREA/SP (2012-2017 e 2021-2026) e inspetora especial (2018-2020). Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do CREA/SP em 2024. Recebeu o Diploma de Mérito do CREA/SP em 2018. Participa de diversas comissões e é membro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de SP. Publicou 73 artigos, 17 capítulos de livros e orientou 35 mestrados.