Legislação e Exercício Profissional do Engenheiro Agrônomo

Aborda as normas e regulamentações que regem o exercício da profissão de agrônomo no Brasil. 
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Curso On-line

Vertical

Institucional

Autor

Andre L. Paradela | Gisele H. Vasquez

Carga Horária

2 horas

Materiais

Videoaula e E-books

Certificado

Sim

Sobre os cursos

O curso "Legislação e Exercício Profissional do Engenheiro Agrônomo" aborda as normas e regulamentações que regem o exercício da profissão de agrônomo no Brasil. Os participantes entenderão os direitos e deveres da profissão, além de explorar legislações específicas que impactam as práticas agrícolas, ambientais e de segurança no setor.

Objetivos desse conteúdo 

O objetivo deste curso é capacitar engenheiros agrônomos a atuarem de forma ética e em conformidade com as leis que regulamentam a profissão. Os alunos aprenderão a interpretar e aplicar a legislação vigente para garantir a correta execução de suas atividades, assegurando o cumprimento das normativas ambientais, agrícolas e profissionais.

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 2
ODS 4
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 14
ODS 15
ODS 2

Fome zero e agricultura sustentável

Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo
ODS 11

Cidades e comunidades sustentáveis

Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países
ODS 4

Educação de qualidade

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

ODS 13

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
ODS 12

Consumo e produção responsáveis

Até 2030, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

ODS 15

Vida terrestre

Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente
ODS 14

Vida na água

Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos

Conheça seu professor

Andre Luis Paradela

Engenheiro Agrônomo pela UniPinhal, especialista em Sanidade Vegetal pela UniPinhal, mestre em fitopatologia pela USP e Dr em Engenharia Agrícola pela Feagri - Unicamp

Professor titular do Centro Regional Universitário de Pinhal – UNIPINHAL. Leciona as disciplinas de Biologia Geral, Nematologia Agrícola, Microbiologia Agrícola, Fitopatologia Geral, Produtos Fitossanitários, Manejo de Plantas Invasoras, Cafeicultura, Coordenador e professor da Pós-Graduação de Viticultura e Enologia do Unipinhal e Consultor em cafeicultura.

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Gisele Herbst Vasquez

Engenheira Agrônoma formada pela USP-ESALQ, com Mestrado e Doutorado em Agronomia. Produtora rural, atuou como gerente agrícola e em cooperativa agropecuária. Desde 1998, é professora titular e pesquisadora na Universidade Brasil (UB). Foi conselheira titular do CREA/SP (2012-2017 e 2021-2026) e inspetora especial (2018-2020). Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do CREA/SP em 2024. Recebeu o Diploma de Mérito do CREA/SP em 2018. Participa de diversas comissões e é membro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de SP. Publicou 73 artigos, 17 capítulos de livros e orientou 35 mestrados.