Legislação e Exercício Profissional do Engenheiro Florestal

Oferece uma visão detalhada sobre as normativas e regulamentações que regem a atuação dos engenheiros florestais no Brasil.
Formato

Curso On-line

Vertical

Institucional

Autor

Evandra Bussolo | Gisele H. Vasquez

Carga Horária

2 horas

Materiais

Videoaula e E-books

Certificado

Sim

Sobre os cursos

O curso "Legislação e Exercício Profissional do Engenheiro Florestal" explora as leis e regulamentações que orientam o exercício dessa profissão no Brasil. Os participantes terão acesso a conteúdos relacionados aos direitos e deveres do engenheiro agrícola, com foco em normas que envolvem práticas agrícolas, desenvolvimento rural e gestão de recursos naturais.

Objetivos desse conteúdo 

O objetivo deste curso é capacitar engenheiros florestais a compreenderem e aplicarem a legislação que regulamenta sua atuação profissional. Os alunos serão preparados para interpretar e seguir as normativas vigentes, promovendo o desenvolvimento de suas atividades de forma responsável, ética e em conformidade com as exigências legais e ambientais do setor.

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 2
ODS 4
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 14
ODS 15
ODS 2

Fome zero e agricultura sustentável

Até 2030, garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, inundações e outros desastres, e que melhorem progressivamente a qualidade da terra e do solo
ODS 11

Cidades e comunidades sustentáveis

Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países
ODS 4

Educação de qualidade

Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo

ODS 13

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima
ODS 12

Consumo e produção responsáveis

Até 2030, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

ODS 15

Vida terrestre

Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente
ODS 14

Vida na água

Até 2020, gerir de forma sustentável e proteger os ecossistemas marinhos e costeiros para evitar impactos adversos significativos, inclusive por meio do reforço da sua capacidade de resiliência, e tomar medidas para a sua restauração, a fim de assegurar oceanos saudáveis e produtivos

Conheça seu professor

Evandra Bussolo

Engenheira Florestal, graduada pela ESALQ/USP e com extensão universitária em Liderança, Comunicação e Relações Humanas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru; Empresária; Ex-Presidente da Associação Paulista de Engenheiros Florestais – APAEF; atualmente, é Diretora Administrativa da APAEF, entidade que representa como Conselheira no CREA-SP; representante do CREA SP na Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal - CCEEF

Conheça seu professor

Gisele Herbst Vasquez

Engenheira Agrônoma formada pela USP-ESALQ, com Mestrado e Doutorado em Agronomia. Produtora rural, atuou como gerente agrícola e em cooperativa agropecuária. Desde 1998, é professora titular e pesquisadora na Universidade Brasil (UB). Foi conselheira titular do CREA/SP (2012-2017 e 2021-2026) e inspetora especial (2018-2020). Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) do CREA/SP em 2024. Recebeu o Diploma de Mérito do CREA/SP em 2018. Participa de diversas comissões e é membro da Associação dos Engenheiros Agrônomos de SP. Publicou 73 artigos, 17 capítulos de livros e orientou 35 mestrados.