Recursos Minerais do Brasil: Panorama Atual e Futuro

Analise de forma detalhada os recursos minerais brasileiros, destacando as principais jazidas e poços de petróleo atualmente em exploração, e as reservas com potencial de uso no futuro. 
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Curso On-line

Vertical

Minas e Geologia

Autor

Daniela Arcanjo

Carga Horária

4 horas

Materiais

Videoaula e E-books

Certificado

Sim

Sobre a trilha

A trilha de Mineração Inteligente proporciona uma imersão no mundo da mineração avançada, explorando como as tecnologias emergentes e a inteligência artificial podem ser aplicadas para otimizar a eficiência, segurança e sustentabilidade nas operações mineradoras. Esta trilha oferece uma visão abrangente das inovações que estão transformando o setor de mineração.

Objetivos desse conteúdo 

Este curso oferece uma análise detalhada dos recursos minerais brasileiros, destacando as principais jazidas e poços de petróleo atualmente em exploração, e as reservas com potencial de uso no futuro. Além disso, o curso proporciona uma visão abrangente sobre as riquezas minerais brasileiras e sua grande contribuição para a economia nacional, e também prepara os alunos para as tendências de mudanças no cenário mineral brasileiro. Curso recomendado para todos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os recursos minerais do Brasil.

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 6
ODS 9
ODS 11
ODS 12
ODS 15
ODS 6

Água Potável e Saneamento

Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente
ODS 11

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais
ODS 9

Indústria, Inovação e Infraestrutura

Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis.
ODS 12

Consumo e Produção Responsáveis

Até 2030, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.
ODS 15

Vida Terrestre

Até 2030, assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais.

Daniela Arcanjo Paiola Ferreira

Engenheira de Minas com mais de 6 anos de atuação na gestão de projetos de monitoramento e análise de dados geológicos e ambientais. Sólida experiência com geoprocessamento, geoquímica, avaliação de impactos ambientais, legislação ambiental e estatística.
Experiência na área de treinamento gerencial, gestão, planejamento e monitoramento de projetos. Execução de projetos de mineração de dados, compreensão estatística, modelagem preditiva, modelagem estatística e espacial de dados, e sensoriamento remoto.
Domínio em comunicação de dados e coordenação de equipe. Domínio no uso de softwares de gestão de projetos, análise de dados e geoprocessamento (Power BI, MiniTab, Excel, MS Project, ArcGis, QGis, Global Mapper, Google Earth Engine, SURFER)"