Introdução à sustentabilidade no setor têxtil
Desenvolva a capacidade de implementar práticas sustentáveis e promover a sustentabilidade em suas práticas industriais.
Formato
Curso On-line
Vertical
Engenharia Química
Autor
Natanael Barros
Carga Horária
4 hora
Materiais
Videoaula
Certificado
Sim
Sobre a trilha
Na trilha de Sustentabilidade no Setor Têxtil, explore as práticas inovadoras que visam transformar a indústria têxtil em um setor mais sustentável e responsável. Esta trilha proporciona uma análise abrangente dos desafios ambientais, sociais e econômicos associados à produção têxtil, apresentando soluções e estratégias para promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.
Objetivos desse conteúdo
Este curso oferece uma introdução à sustentabilidade na indústria têxtil, explorando desde a definição de sustentabilidade e seus impactos ambientais e sociais, até o uso de matérias-primas sustentáveis como algodão orgânico e bambu. Aborda processos de produção eco-friendly, gestão de resíduos, economia circular, e certificações como GOTS e OEKO-TEX. Estudos de casos de sucesso, inovações e tendências, além dos principais desafios e oportunidades no setor, serão apresentados. Ao final, os participantes estarão capacitados a implementar práticas sustentáveis e promover a sustentabilidade em suas práticas industriais.
Abordagem prática
Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.
Orientação profissional
As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado,
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.
Direto ao ponto
Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.
ODS 8
Trabalho decente e crescimento econômico
Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e dos setores intensivos em mão de obra
ODS 9
Indústria, inovação e infraestrutura
Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades
ODS 15
Vida terrestre
Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente
ODS 12
Consumo e Produção Responsáveis
Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios