Tecnologias Emergentes: Metaverso, Web3 e Inteligência Artificial Renegerativa

Explore e redimensione suas percepções sobre o que é tecnologia, mergulhando em campos de ponta como inteligência artificial, realidades mistas, computação espacial, blockchain e web3.
Conteúdo Exclusivo.
Formato

Curso On-line

Vertical

Novas Tecnologias

Autor

Renan Lessa

Carga Horária

4 horas

Materiais

Videoaula e E-books

Certificado

Sim

Sobre a trilha

A trilha de Produtos Digitais oferece uma imersão no universo da concepção, desenvolvimento e gestão de produtos digitais inovadores. Explore metodologias ágeis, design thinking e estratégias de lançamento para criar produtos digitais que atendam às necessidades do mercado e proporcionem experiências significativas aos usuários

Objetivos desse conteúdo 

No curso de Tecnologias Emergentes (CREA), os participantes são convidados a explorar e redimensionar suas percepções sobre o que é tecnologia, mergulhando em campos de ponta como inteligência artificial, realidades mistas, computação espacial, blockchain e web3. Com um formato online assíncrono, este programa de 4 horas está desenhado para atender às demandas de um público ávido por atualizações significativas e profundas em tecnologias emergentes. A primeira hora do curso é dedicada ao entendimento do conceito de tecnologia e à relação intrínseca que temos com essas ferramentas no contexto do ano de 2024, destacando como as tecnologias têm evoluído e se integrado ao cotidiano das pessoas e das empresas.

Abordagem prática

Esse programa é projetado para desenvolver habilidades práticas, permitindo que você aplique os conhecimentos adquiridos de forma direta em seu contexto profissional.

Orientação profissional

As estratégias compartilhadas pelos autores visam a apoiar a inserção no mercado, 
reposicionamento e progressão da sua carreira na Área Técnica ou Tecnológica.

Direto ao ponto

Aqui você encontrará um conteúdo objetivo e direto ao ponto, facilitando a aprendizagem com uma dedicação que cabe na sua agenda.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 4
ODS 8
ODS 9
ODS 11
ODS 12
ODS 13
ODS 4

Educação de qualidade

Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
ODS 9

Indústria, inovação e infraestrutura

Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades
ODS 8

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com os países desenvolvidos assumindo a liderança
ODS 12

Consumo e produção responsáveis

Apoiar países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades científicas e tecnológicas para mudar para padrões mais sustentáveis de produção e consumo
ODS 17

Parcerias e meios de implementação

Melhorar a cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e triangular regional e internacional e o acesso à ciência, tecnologia e inovação, e aumentar o compartilhamento de conhecimentos em termos mutuamente acordados, inclusive por meio de uma melhor coordenação entre os mecanismos existentes, particularmente no nível das Nações Unidas, e por meio de um mecanismo de facilitação de tecnologia global
ODS 11

Cidades e comunidades sustentáveis

Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento

Renan Lessa

Renan é designer e futurista formado em Publicidade e Propaganda. Tem mais de 10 anos de experiência como diretor de arte e designer, atuando em diversas empresas. É sócio fundador da Rito, uma produtora de experiências imersivas que busca inspirar mudanças em pessoas e organizações. Já criou teatros imersivos, jogos analógicos/digitais, instalações artísticas e curtas de ficção científica para clientes como Embraer, Warner, Heineken e Globo. Em 2018, foi indicado ao prêmio de ""Metodologia de Futuros mais significativa"" pela APF (Associação de Futuristas Profissionais) nos EUA. Trabalhou como líder criativo na Bugaboo, um estúdio de produção de experiências VR/AR. Atualmente, além dos trabalhos com a Rito, é professor de futurologia na ESPM de São Paulo.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o CREA-SP é signatário desde 2019.

ODS 7
ODS 8
ODS 12
ODS 13
ODS 7

Energia Limpa e Acessível

Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa
ODS 12

Consumo e Produção Responsáveis

Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais
ODS 8

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com os países desenvolvidos assumindo a liderança
ODS 13

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente